Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MANUEL JOÃO FERREIRA, UM CORAÇÃO DO FADO





Se o fado é Património Imaterial da Humanidade, grande parte desse estatuto deve-se aos fadistas que tornaram a sua voz universal.
    Manuel João Ferreira é, portanto, uma Figura do nosso Património. Nascido em 16/11/1957, na Chamusca, começou a cantar o fado aos 9 anos de idade, em 30/04/1967, e como um trinado envolvido nas asas do vento o seu canto sobrevoou a charneca, o Tejo e a lezíria e foi tocar na alma do mundo.
           A sua voz seca, forte e quente, deve beber-se como um vinho, com prazer, tranquilamente. Talvez tenha algum sabor poético esta minha afirmação, mas esta “Migalha de Gente” é uma autêntica partitura de sensibilidade e de versos, afinados, declamados e cantados, com o tom belo e perfeito da emoção.
        Fala por si a sua carreira, os LP’s e os CD’s gravados, os inúmeros espectáculos realizados, a legião de fãs e de amigos que o rodeiam. Mas falam também a humildade, a solidariedade e o espírito familiar. Assim se conjugou o Artista e o Homem neste Fado maior que é a vida.
           Por tudo o que disse considero-o, sem qualquer dúvida, um Coração do Fado. Ao ouvi-lo cantar, hão-de continuar a pulsar as emoções. E mesmo que, lá no íntimo, ele pretenda deixar de actuar fora da Chamusca, a música das palmas jamais deixará que nele se cale a paixão, o sentimento, e o fadista cantará mais alto.


           Seguem-se 3 vídeos de uma tarde de fados realizada no dia 07/04/2011 na sede do União Desportiva da Chamusca. 
          O vídeo da entrevista concedida no dia 20/03/2013.
    O portal fotográfico retrospectivo da carreira artística de Manuel João Ferreira, com saliência para as fotografias tiradas na cidade de Trikala, na Grécia, onde o fadista actuou no ano de 2006, num espectáculo que nasceu da iniciativa de Ana Maria Soares, uma Amiga chamusquense a residir naquele país e a quem se devem igualmente as fotografias que até ao momento só a própria possuía e que me enviou para colaboração neste blogue e que agradeço com o maior carinho.

       Agradeço igualmente, com muito Amor, à minha mulher, Zenaide Santos Oliveira, toda a colaboração.


Três Fados Cantados com Alma, Talento e Sentimento









A Entrevista que realça o Espírito do Homem e do Fadista



Algumas fotos de uma Grande Carreira


Parte do prospecto de apresentação do espectáculo "Gente Nossa", onde se refere o nome de Manuel João Ferreira entre o elenco de fadistas.



30/04/1967, aos 9 anos de idade, Manuel João Ferreira cantando "Migalha de Gente", no espectáculo "Gente Nossa". Peça encenada por Maria Manuel Cid, autora igualmente da letra (poema) da música cantada pelo fadista.


Finais dos anos 70, num espectáculo na "Semana da Ascensão"


07/12/1989, apresentação do 1.º LP no Cine-Teatro da Chamusca, ao lado de Maria Manuel Cid.


Apresentação do 1.º LP, no Cine-Teatro da Chamusca, com o filho André Ferreira.


Apresentação do 2.º LP


Actuação na Casa do Ribatejo em Lisboa, acompanhado por João Chora, João Sá e Fernando Silva "Fanã".




Actuação na Prisão de Vale de Judeus, acompanhado por Custódio Castelo e Carlos Velez.


Durante um espectáculo na Golegã, acompanhado por Luís Petisca e Pedro Pinhal.


Mais uma noite de fados, acompanhado por Custódio Velez e João Chora



No restaurante e casa de fados "Rouxinol da Caneira", acompanhado por Mário Estorninho e Luís Petisca.


No espectáculo "José Cid e Amigos, numa "Semana da Ascensão".


12/04/2003, catando com José Cid num espectáculo em Vale de Cavalos.

Durante a gravação do 1.º CD


Cantando na Casa do Brasil em Santarém, acompanhado por Bruno Mira, José Cabaço e Tiago Silva.

As fotos da sua deslocação à cidade de Trikala, na Grécia, onde o Fado se cantou no berço da história.






                 Foto onde se vê Ana Maria Soares, também ela uma anfitriã da cultura.


Com o filho André pouco antes de subir ao palco


Soltando a voz


Um Património do Fado

Vídeos do grande Fadista no palco da 
Ascensão 2013  









 Luís Petisca (guitarra portuguesa), Tiago Silva (viola de fado), Rodrigo Serrão (contrabaixo) e José Triguinho (percussão), os excelentes músicos que acompanharam as grandes vozes  Casimira Alves e Manuel João Ferreira.






Casimira Alves, convidada de Manuel João Ferreira no Espectáculo "Fado Tradição



Casimira Alves e Manuel João Ferreira num dueto




CAMINHADA COM FADO (Chamusca, 13/07/2013)


              Excelente iniciativa do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal da Chamusca. O Desporto e o Fado num só fôlego.
              Manuel João Ferreira foi um dos fadistas convidados, num espectáculo organizado por Tiago Silva, outro grande músico da Chamusca que faz o acompanhamento à viola.












VERBENAS NO PINHEIRO GRANDE

Ontem 31/08/2013, pelas 23:00 horas, inserido nas verbenas realizadas na Freguesia do Pinheiro Grande, tive o prazer de assistir a mais um excelente espectáculo de Manuel João Ferreira, acompanhado à guitarra portuguesa por Luís Petisca e à viola por Tiago Silva, músicos Chamusquenses de eleição, e na percussão por José Triguinho.
Referência ainda para a participação da grande fadista Casimira Alves.







                                        Casimira Alves, convidada de Manuel João Ferreira.



50 ANOS DE CARREIRA





MANUEL JOÃO FERREIRA vai celebrar, no próximo mês de Dezembro de 2015, 50 anos de carreira como fadista, com o lançamento de um novo cd e a realização de um espectáculo comemorativo.
Tal longevidade musical, só alcançada por poucos, é bem demonstrativa da qualidade do artista e do carácter do homem que persiste em dignificar o fado e a cultura portuguesa, mas sempre privilegiando a família e a amizade.


O fado, a poesia, mas sobretudo os sentimentos, são os valores que inspiro no prefácio que escrevi para o pequeno livro que faz parte do CD do fadista.




Sendo a sua voz uma referência no fado ribatejano e nacional, com várias aparições na televisão e inúmeros espectáculos realizados, teve também o reconhecimento internacional ao actuar em França e na Grécia e mais recentemente, no final do mês de Setembro, na cidade de Genéve, na Suiça.

O cartaz publicitando as actuações em Genéve

Comentários

facebook
João Godinho comentou a tua ligação.
João escreveu: "MANUEL JOÃO FERREIRA,MAIS UM CHAMUSQUENSE,QUE ATRAVÉS DA SUA PODEROSA E BELISSIMA VÓZ,LEVA A TODOS OS CANTOS DO MUNDO O NOME DA NOSSA BONITA VILA,COMO SER HUMANO,PARA MIM É UM HOMEM CHEIO DE MUITA HUMILDADE,SINCERIDADE,EDUCADISSIMO,LUTADOR,E BASTANTE PERSISTENTE,E AMIGO DE SEU AMIGO,UM CHAMUSQUENSE QUE É E SERÁ SEMPRE ACARINHADO POR TODOS NÓS,REPITO NÃO SÓ POR TER ESSE GRANDE DOM DE CANTAR,E ENCANTAR COMO SÓ ELE SABE,É MUITOOOOOOOOO HUMILDEEEEEEEE,É UM FILHO DO POVO,MUITO MAIS HAVIA A DIZER DO MANUEL JOÃO,COMO AMIGO QUE SOU DO MESMO,ESPERO E DESEJO QUE CONTINUE A CANTAR POR MUITOS ANOS COMO SÓ ELE SABE,E QUE DEUS LHE ILUMINE SEMPRE TODOS OS SEUS PASSOS,BEM HAJA AMIGO POR SERES QUEM ÉS E COMO ÉS.ENVIO-TE UM FORTE ABRÁÇO DE MUITA AMISADE,E OUTRO PARA O AMIGO CARLOS PELO SEU BELISSIMO TRABALHO."




2 comentários:

  1. MANUEL João Ferreira, um homem, um fadista que tenho a felicidade de ter convivido o dia a dia(noutros tempos)e de ser meu amigo. Adoro ouvi-lo cantar. Obrigado pela partilha deste post da Ascensão, festa que já não assisto à uns bons anos, com muita pena minha, pois também sou Chamusquense..

    ResponderEliminar
  2. Ola amigos fadistas profissionais ou fado vadio onde posso ouvir ums fadinhos neste ribatejo esta semana???obrigado

    ResponderEliminar